Atenção, este post pode estar desatualizado!

Antes de começar a colocar a mão na massa, é importante falar sobre a “padaria”. Se não estiver tudo bem limpo, organizado e preparado, provavelmente você não conseguirá produzir o seu “pão” direito. Portanto, seja qual for seu S.O preferido e softwares, tenha em mente que você deve ser organizado.

macOS Sierra
Há algum tempo passei a utilizar o Mac como principal ferramenta de trabalho. Geralmente utilizo um MacMini, mas quando não estou em casa utilizo o MacBook Air. Ambos rodando o Sierra.

O Sistema operacional da Apple dá a liberdade de um sistema operacional unix com uma interface bonita, que funciona e que não dá dor de cabeça a cada atualização do S.O .

PHP e Laravel

A esta parte darei uma atenção um pouco maior. Ter um ambiente de desenvolvimento bem configurado, dá até uma ânimo maior para trabalhar 😀

Existem várias maneiras de configurar um ambiente local de desenvolvimento PHP. Tradicionalmente existes vários problemas comuns com cada um deles, o que impossibilita uma maneira genérica para ensinar a configuração, é quase certo que a maioria das pessoas encontrem problemas dos mais variados tipos durante a configuração. Alguns métodos são compatíveis com diversos SOs, outros não, alguns são simples de instalar mas limitados em possibilidades e outros são bem difíceis de lhe dar quando se está apenas começando, além disso você ainda pode ter problemas ao passar o seu projeto para o ambiente de produção.

Agora, para quem ainda não conhece, aqui está a solução: Laravel Homestead, pronta para tornar essas dificuldades coisas do passado. Se você está pensando que por ser “Laravel Homestead” serve apenas para o Framework Laravel, está enganado. Você pode utilizar qualquer script/framework PHP.

Esta é uma ferramenta bastante simples, porém uma forma muito elegante para instalar a pilha LAMP localmente com todos os pacotes que você precisar para rodar uma aplicação em PHP. Além manter seu computador bem limpo.

Claro, farei um tutorial explicando o funcionamento, como instalar e configurar essa ferramenta, mas caso queira se aventurar: Clique aqui

Git e GitHub

Acho que não preciso falar da importância dos dois né?

Se você é desenvolvedor e ainda não conhece o Git, tá na hora de conhecer. Já é bastante utilizado no mercado e faz parte do cotidiano dos Devs atualizados.

Aproveita e me segue no GitHub! Todos os códigos que fizermos aqui, estarão lá também!

Composer

O Composer é um gerenciador de dependências para o PHP. Você simplesmente lista as dependências do seu projeto em um arquivo composer.json e, com comandos simples, o Composer irá fazer o download das dependências do seu projeto automaticamente.

Existem várias bibliotecas PHP que são compatíveis com o Composer, prontas para usar no seu projeto. Esses “pacotes” estão listados no Packagist, o repositório oficial das bibliotecas PHP compatíveis com o Composer

Editor de Texto e IDE

Eu utilizo o ATOM, o editor de texto do github, para mim é muito bom. Mas se você quiser/precisar de algum editor mais leve e muito bom também, utilize o Sublime Text.

Caso necessite de uma IDE, sem dúvidas o PHPStorm, Webstorm são as melhores opções.

Editor de Imagens

Adobe Photoshop e Illustrator

Mais e mais

O meu objetivo neste post é simplesmente dar um ideia de como é minha estação de trabalho, e estou aceitando sugestões para melhorar! Como sou um curioso nato, acabo utilizando outras ferramentas que não entrarei em detalhes agora,